Você sofre com intestino preso?

Você sofre com intestino preso?
15 de Março de 2019 Natusoul
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Você sofre com intestino preso?

Só quem sofre com a dificuldade de ir ao banheiro, sabe como é difícil de ficar vários dias sem evacuar.

Mas você não está sozinho, mais de 30% da população sofrem com a constipação intestinal conhecido como intestino preso.

Vamos mostrar uma solução natural para você!

NatuSoul além de oferecer produtos de excelente qualidade, quer levar até você conhecimento. Na nossa página do blog abordamos diversos assuntos, com a parceria excelente profissionais conceituados como a nutricionista  Dra Lívia Schulze  mostramos  algumas soluções naturais que você pode estar aplicando no seu dia a dia , obtendo uma melhor qualidade de vida!

Fique agora com mais essa dica incrível!  Ótima leitura até próxima semana!

 

O que intestino preso?

A Constipação ou conhecida também como intestino preso é um sintoma que pode se manifestar de maneiras diferentes para cada pessoa. A baixa frequência para ir ao banheiro fazer o “número 2” é mais comum, mas a diminuição de volume ou peso das fezes, a necessidade de esforço durante a evacuação, a sensação de evacuação incompleta também são formas de manifestação da doença. É considerada normal a evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana.

Por que isso acontece?

Hábitos de vida e fatores externos podem causar a alteração de funcionamento intestinal. São eles:

Consumo inadequado ou insuficiente de alimentos ricos em fibras

Alimento vetor criado por katemangostar – br.freepik.comFibras

Consumo inadequado de água

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Sedentarismo

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Gravidez

Pessoas foto criado por phduet – br.freepik.com

 

Não evacuação quando surge a vontade

Negócio foto criado por rawpixel.com – br.freepik.com

Existem fatores mais graves que podem ser a causa da constipação como: tumores; áreas de estreitamento no cólon, podendo também, ser ocasionada por alguns medicamentos. Por isso é bom procurar um profissional para avaliar o caso.

Alimentos ricos em fibras

Mulher foto criado por nensuria – br.freepik.com

Um adulto necessita de 25 a 30 gramas de fibra alimentar todos os dias (que deve sempre estar acompanhada de água). Alguns dos alimentos mais ricos em fibras são:

  • Frutas como: mamão, laranja (com bagaço), ameixa e abacaxi;
  • Feijão preto, grão-de-bico, lentilha, soja e arroz integral;
  • Verduras e legumes como brócolis, abóbora, alcachofra, berinjela, milho cozido, couve e espinafre;
  • Chia: uma única colher de sobremesa da sementinha contém seis gramas de fibra;
  • Aveia, pipoca (sem manteiga), batata doce (com casca) e nozes;
  • Linhaça (de molho na água de um dia para o outro).

Outros benefícios das fibras

As fibras alimentares são substâncias de origem vegetal, mas são fundamentais ao funcionamento do intestino. Sendo assim, para quem pretende cuidar da saúde, as fibras são mais do que uma opção, são uma necessidade.

Elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares, e causam sensação de saciedade prolongada, afinal, permanecem no estômago juntamente com os outros nutrientes por mais tempo, retardando a sensação de fome e o consumo de mais alimentos.

E ainda essas fibras têm efeito positivo sobre a mucosa e a microbiota intestinal, fortalecendo as bactérias benéficas, que são essenciais para proteger esse órgão contra infecções.

Dica da nutri

Quando fazemos alterações na nossa alimentação, por exemplo, ao comer mais alimentos ricos em fibras, é bom ressaltar a necessidade de aumentar consideravelmente o consumo de água! A água que ajuda em todo o processo da digestão, ela umedece e amolece o bolo fecal, sendo fundamental para prevenir o “efeito rebote” por isso tão importante beber água!

As fibras podem trazer alguns desconfortos abdominais e aumento de gases se não estamos acostumados com essa quantidade diária. Por isso é importante aumentar a quantidade gradativamente! Segue algumas dicas que podemos fazer e assim atingir a quantidade necessária para obtermos todos os benefícios das fibras na nossa vida!

Beba água (pelo menos 2 litros/dia)

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Reduza o consumo de alimentos altamente processados

Alimentos

Alimento vetore desenhado por Freepik

Pratique atividade física

Atividade Física

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Inclua fontes de fibras nas suas receitas (farinha integral aveia, linhaça, frutas secas) aos pães, bolos e até vitaminas

Alimento foto criado por freepik – br.freepik.com

 

Relaxe

Para quem sofre com esse problema de intestino preso uma sugestão é aliar o kefir com outros alimentos benéficos para enriquecer ainda mais o cardápio e melhorar a saúde, como batido com frutas. É um aliado a opções ricas em fibras também.

Mais uma vez vemos como a nossa alimentação influencia na nossa rotina. Quando não comemos adequadamente ou não temos horários ou não respeitamos os sinais que nosso corpo dá para pararmos e ir ao banheiro, por exemplo, sofremos as consequências.

Repense a sua rotina, seus horários e procure ajuda de profissionais para conseguir manejar os desafios diários. Pequenas mudanças na alimentação podem trazer grandes consequências na vida!

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